quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cães tem ouvido absoluto, e você?

Primeiramente quero explicar o que significa o termo ouvido absoluto. Ouvido absoluto é a capacidade que um indivíduo (ou cão rsrs) tem de identificar e nomear as notas musicais que ele ouve. E, perceba que quando falo de notas musicais não me restrinjo a instrumentos musicais mas também a sons extra-musicais. Exemplo: Uma buzina de carro, o zumbido da chaleira, um passarinho cantando..
Coloco um vídeo muito interessante sobre o ouvido absoluto em cães. Vou traduzir o que aparece no início do vídeo, caso você não seja muito familiarizado com o idioma Inglês;

Cães tem ouvido absoluto? Lobos são conhecidos por terem ouvido absoluto.Eles podem reconhecer sua alcateia através de suas vocalizações (uivos) individuais.


Estudantes de Pavlov* mostraram que cães também possuem ouvido absoluto.Durante seus treinamentos, os cães aprenderam a esperar comida depois de ouvir uma certa nota, então poderiam identificar qual era a nota dentre outras mesmo que elas tivessem menos de um semitom de distancia.

Meus cães primeiro aprenderam o nome das teclas do piano. (Dó, re, mi, fá, sol, lá, si, do)

E assim começa o vídeo. Uma professora ensinando as notas musicais a seu cachorro. Percebam que não se trata somente de notas brancas, acidentes e tessitura também estão presentes dentro dos comandos.
Então, para os incrédulos, surge um outro cãozinho também musicalizado.

Só pra variar, um dia eu testei se eles também poderiam acertar as notas tocadas pra eles......e eles realmente me surpreenderam: eles sabiam imediatamente o que fazer e eles estavam acertando na maior parte do tempo!(Sua professora não podia fazer isso!)

Então a treinadora pega uma ocarina e começa a tocar as notas para que ele as reconheça musicalmente e as toque no teclado a sua frente (pois ele não sabe ou não quer mostrar que sabe falar, pois é só o que falta não?)

Eles também trabalham com acidentes ocorrentes. 

(Então ela começa a trabalhar cromatismo com o cão!)

Dessa maneira, mesmo um tom que eles não sabiam até agora pode ser treinado.Você vê as primeiras tentativas aqui - Eles certamente irão melhorar com a prática.(Se eu tentar tocar de ouvido soará muito mais medonho! :))


Então, o cãozinho aprende a conhecida canção folclórica americana "The old MacDonal had a farm" ou "O Velho MacDonal tinha um pato" e começa a lentamente estudá-la em seu teclado.


Você que pensou: Meu Deus, esse cão tem o ouvido melhor treinado que o meu, rsrs, saia já da internet e vá estudar!!! :D


*Pavlov foi um médico russo que fez uma experiência por volta dos anos 20 e essa mudou a maneira de como o ser humano se enxergava. Hoje, pode parecer banal, mas para época foi um avanço e tanto!!! Pavlov tinha vários cães e condicionou os cães a ficarem com água na boca sem que houvesse nenhuma comida por perto. Funcionou assim, toda vez que os cães eram alimentados o médico tocava um sino. Com o tempo, os cães começaram a associar as badaladas a comida. Hummm!!! rs E chegavam a babar famintos só de ouvir o sino! Isso comprovou que os reflexos podem ser condicionados! (em cães e humanos)

2 comentários:

  1. Afff até os cachorrinhos conseguem... e eu e esse meu ouvido absoluto...absolutamente burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Olmedija, Obrigada por seu comentário! já era hora! rsrsrsrs e, se você viu o vídeo inteiro deve ter entendido que o ouvido pode ser treinado! ;) bjs querido marido!

      Excluir